Semestre letivo começa com mobilização dos vigilantes

26/03/2018

Um dos acontecimentos que marca a retomada das atividades acadêmicas na Uefs é a Aula Magna. No entanto, o que alterou a dinâmica de abertura do semestre 2018.1, na última segunda-feira (19), foi a mobilização dos terceirizados da vigilância, que estavam sem receber o salário e o vale-transporte referentes ao mês de fevereiro. No intuito de alertar a comunidade interna para o grave problema, a entrada de veículos no campus foi proibida e o acesso permitido apenas a pé.

Durante a Aula Magna, Marilene Rocha, diretora da Adufs presente à mesa, solidarizou-se com a luta dos vigilantes da Uefs e condenou o constante atraso no pagamento dos salários dos terceirizados dos diversos setores. A professora ainda criticou o sucateamento imposto pelo governo estadual às universidades, materializado, por exemplo, através da redução no orçamento destinado às instituições, da precarização das condições de trabalho e estudo e da ausência de políticas de acesso e de permanência no campus.

“Convoco todos os presentes a fortalecerem as reivindicações em defesa das universidades estaduais baianas. Estamos vivendo um grave momento de investidas contra o setor público e os trabalhadores. Além da luta por conquistas, estamos resistindo para garantir direitos que estão sendo retirados. Precisamos nos manter unidos para conseguirmos reverter os ataques em curso”, disse Marilene Rocha. A docente ainda destacou que “o tema da Aula Magna é bastante oportuno e que as políticas de ações afirmativas devem se transformar em políticas de estado”.

Leia mais.  

Leia Também