Atos são organizados em repúdio ao assassinato de vereadora do PSOL

19/03/2018

Os assassinatos a tiros da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ) e do motorista Anderson Pedro M. Gomes, na noite da última quarta (14), no Centro do Rio de Janeiro, provocaram a organização de atos espontâneos por todo o país, para homenagear as vítimas e exigir investigação rigorosa para o crime, prisão e punição dos envolvidos. Já há protestos marcados em São Paulo, Salvador, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Belém, Juiz de Fora, Porto Alegre, Natal, dentre outros locais.

Milhares de pessoas marcharam pelas ruas do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, neste domingo (18), em mais um grito de resistência e luta. Ainda no Rio de Janeiro, um ato político está marcado para esta terça-feira (20), às 17h, na Candelária. Em São Paulo, a manifestação está marcada para às 17h, no Vão do Masp.

Na quarta (21), a Associação dos Docentes da USP (Adusp) também agendou um ato público às 17h, no Largo São Francisco. Em Brasília haverá protesto nesta terça (20), às 17h30, na Rodoviária. No Paraná, a manifestação ocorrerá na Câmara Municipal de Paranaguá, a partir das 18h.

Há atos também marcados fora do país. Manifestações estão agendadas em Portugal, Austrália, Peru e Espanha. Domingo (18), em Toronto (Canadá), centenas de pessoas se reuniram no Nathan Phillips Square e aos gritos de “Marielle, presente” realizaram uma manifestação.

Em nota, a CSP-Conlutas, lamenta as mortes e considera que os assassinatos são um ataque a todas e todos que lutam contra a intervenção militar no Rio de Janeiro e contra a violência aos negros e pobres das favelas e periferias.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também