Entidades lançam Frente contra a intervenção federal militar no Rio de Janeiro

19/03/2018

Movimentos sociais e organizações civis que criticam e se posicionam contra o decreto do presidente Michel Temer que determina a intervenção federal militarizada na área de segurança do Rio de Janeiro lançaram a Frente Contra a Intervenção Militar Federal no estado. O lançamento ocorreu no campus Maracanã da Universidade do Estado do RJ (Uerj).

A atividade foi convocada pelo ANDES-SN em conjunto com outras entidades que compõem a Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior, com o Sindicato dos Profissionais da Educação no estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) e com a Federação das Favelas do Estado do Rio de Janeiro (Faferj).

Segundo Lorene Figueiredo, 1ª secretária da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN, a gravidade do momento impôs às entidades a necessidade de se organizarem para enfrentar esse processo. “Avaliamos que, hoje, o Rio de Janeiro é um laboratório para esse modelo de política de controle social. A política que está sendo imposta é uma política de repressão, de calar os movimentos que se opõem a esse desmonte do estado. Acreditamos que esse é um modelo que vai ser testado no Rio de Janeiro e que pode vir a ser usado em caráter nacional”, explica.

A Frente Contra a Intervenção Militar Federal no estado do Rio de Janeiro foi lançada na última terça (13).

Fonte: ANDES-SN, com edição. 

Leia Também