Fórum das ADs denuncia ataques do governo Rui Costa no Fórum Social Mundial

19/03/2018

A 13ª edição do Fórum Social Mundial começou na última terça (13), em Salvador, com um grande ato no Centro que reuniu organizações e movimentos populares. O Fórum das ADs esteve presente desde a abertura do evento, com panfletos e faixas denunciando a realidade de ataques do governo Rui Costa à educação e aos direitos trabalhistas.

Além de panfletagem no primeiro dia do evento, o Fórum também alocou na Tenda da Unidade um balão blimp denunciando o arrocho nos salários do funcionalismo público baiano. De acordo com cálculo do Fórum das ADs, a não reposição da inflação nos últimos três anos (2015, 2016 e 2017) implica em uma perda salarial de, pelo menos, 21,1%. O estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) confirmou que essa representa a maior perda salarial em 20 anos - de 2016 até então o arrocho é de 17,42%, conforme a análise.

“Estamos participando do Fórum Social Mundial porque acreditamos que é um importante espaço para debates e articulação das lutas”, explicou Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs. “Os docentes das universidades estaduais baianas estão travado uma árdua batalha pela sobrevivência do ensino superior e contra a retirada de direitos. Queremos dialogar com os movimentos sociais e fortalecer essa resistência”, destacou.

O FSM terminou no último sábado (17). Os professores da Uefs estiveram presentes nas discussões.

Pauta 2018
Assim como foi durante a abertura do Fórum Social Mundial, nos próximos dias do evento o Fórum das ADs reafirmou a pauta de reivindicações dos docentes, protocolada em 18 de dezembro no ano passado. O documento, entregue na Governadoria e nas secretarias estaduais da Educação (SEC), da Administração (Saeb) e das Relações Institucionais (Serin), reforça e atualiza os eixos de reivindicações da categoria do último ano. Acesse aqui o documento na íntegra.

Durante todo o ano de 2017, o governo da Bahia se manteve em silêncio e inflexível para o diálogo com o Movimento Docente. As representações do Movimento Docente das Ueba se reuniram nesta segunda (19), na sede da Aduneb, em Salvador, para discussão dos próximos passos da luta.

Fonte: Ascom Fórum das ADs, com edição.

Leia Também