Diretoria da Adufs presente em cerimônia de recepção aos novos professores

08/03/2018

Com o intuito de estreitar as relações políticas e afetivas com os professores, bem como informar sobre o papel da Adufs na luta em defesa da categoria e do setor público, a diretoria da Associação participou do momento de acolhimento institucional organizado pela Pró-reitoria de Graduação da Uefs (Prograd). A cerimônia, realizada para recepcionar os ingressantes nos anos de 2017 e 2018, ocorreu nesta quinta-feira (8), no Auditório do Módulo IV.

Após dar as boas-vindas aos docentes e parabenizar a Prograd pela iniciativa, a diretora Marilene Lopes denunciou o atual contexto de ataques do governo aos trabalhadores e alertou aos presentes sobre a necessidade de a categoria se fortalecer para tentar reverter as investidas em curso. “É necessária a reposição da inflação do período de 2015 a 2017, mais a política de recomposição salarial referente aos anos de 2015, 2016 e 2017. Além disso, o governo estadual tem diminuído, anualmente, a verba de custeio e investimento destinado às universidades baianas. Também tem retido parte do valor previsto na cota orçamentária para cada mês", acrescentou.

“A Adufs possui quase 37 anos de intensas lutas e grandes conquistas. Mas, a força do sindicato depende da participação de cada um de nós nos espaços de discussão e deliberação deste. Por isso, é importante que todos se engajem com a luta. Filiem-se”, convocou a diretora, informando que a ficha de sindicalização pode ser solicitada junto à secretaria da Adufs ou impressa através do site da Associação, no endereço eletrônico http://www.adufsba.org.br/filie-se.php.

Ainda durante a fala, Marilene Lopes destacou a importância de lembrar o 8 de Março como um dia internacional de luta das mulheres, que, cotidianamente, reivindicam respeito e igualdade de direitos.

Segundo a Prograd, o objetivo do acolhimento institucional é recepcionar os docentes recém-contratados, apresentando-lhes a instituição, os programas, setores de apoio ao docente e as possibilidades de formação profissional no exercício da docência na Uefs.  

Leia Também