Nenhum ser humano é ilegal

05/03/2018

A crise instalada na Venezuela é total e tem provocado miséria e desespero em parcela importante da população daquele país. Uma das consequências é a emigração e busca de refúgio nos países vizinhos. Atualmente, o Brasil se transformou no centro da procura dos venezuelanos emigrantes, principalmente o estado de Roraima.

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, há pelo menos 40 mil imigrantes, o que equivale a mais de 10% dos cerca de 330 mil habitantes da capital do estado. A CSP-Conlutas de Roraima, por meio de quatro sindicatos filiados, busca dar apoio e se solidarizar com os venezuelanos.

Crise que se aprofunda a cada dia
O povo tem fugido da escassez de alimentos, de remédios, da fome e da falta de serviços públicos básicos, como saúde e educação. Também já não há empregos no país.

De acordo com a Encovi (Pesquisa sobre Condições de Vida na Venezuela), feita pelas Universidade Católica Andrés Bello, Universidade Simón Bolívar, Universidade Central da Venezuela e por Organizações Não Governamentais (ONGs), a pobreza extrema no país aumentou de 23,6% para 61,2% em quatro anos. É desta situação que foge o povo venezuelano.

Temer promete assinar uma Medida Provisória (MP) para tentar controlar o fluxo de imigrantes da Venezuela, que incluirá a criação de uma força-tarefa, comandada por um general do Exército, para monitorar o movimento dos refugiados pelo país.

Assim como fez campanha em defesa dos imigrantes palestinos, haitianos, sírios e de outros países, a CSP-Conlutas defende ser fundamental levantar a bandeira pela legalidade do povo venezuelano que aqui pede asilo como refugiado.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também