Professores da Uern e da Unimontes seguem em greve

05/03/2018

Em assembleia realizada no dia 23 de fevereiro, mais de 200 professores e professoras deliberaram pela continuidade do movimento grevista na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), iniciado no dia 10 de novembro de 2017. A categoria avaliou que não há como encerrar o movimento sem uma proposta de pagamento dos salários atrasados e sem um calendário de pagamento das remunerações futuras.

Os servidores da universidade, assim como boa parte do funcionalismo público estadual, vêm amargando atrasos salariais desde janeiro de 2016. De lá para cá, as categorias convivem com a insegurança e a falta de um calendário de pagamento que respeite os trabalhadores. Hoje, a grande maioria dos docentes da Uern aguarda pelos salários referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano, mais o 13º salário de 2017.

Também decidiram pela continuidade da greve os docentes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais. O movimento já dura mais de um mês e exige do governo mineiro o cumprimento do acordo firmado em 2016, que encerrou a última greve da categoria. Na Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), a categoria avaliará no início deste mês a possibilidade de também aderir à paralisação.

Fonte: ANDES-SN, com edição. 

Leia Também