8 de Março: construir a greve internacional de mulheres contra a violência machista e os ataques dos governos

26/02/2018

No dia 8 de março, trabalhadoras de todo mundo vão se levantar contra o machismo e a exploração. Uma greve internacional de mulheres está sendo convocada para marcar este dia de combate à violência de gênero, ao machismo e aos ataques dos governos.

São as trabalhadoras, sobretudo negras e da periferia, que sofrem com a desigualdade e a opressão, recebem os piores salários, enfrentam o precário acesso à saúde e educação públicas e de qualidade e a falta de creches para seus filhos. A violência de gênero já se tornou uma situação crônica levando à morte milhares no Brasil e no mundo.

Dados mundiais apontam que 15 milhões de adolescentes de 15 a 19 anos já sofreram abuso sexual, segundo pesquisa feita pela Kering Foundation, no período de 2016 e 2017. Ainda de acordo com o levantamento, 60% das mulheres refugiadas são vítimas de violência ao longo da vida. Outro fator chocante é de que 200 milhões já foram obrigadas a passar por mutilação genital.

A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), que contabiliza apenas as denúncias do Disque 180, aponta que dos 500 mil atendimentos prestados pelo serviço em 2014, cerca de 53 mil corresponderam a relatos de violência. O Brasil é quinto país que mais mata mulheres no mundo, chegando a 13 assassinatos por dia, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2014, foram quase 5 mil homicídios.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também