GTs do Sindicato Nacional analisam financiamento da educação pública

26/02/2018

Os Grupos de Trabalho Ciência e Tecnologia (GTCT), de Política Educacional (GTPE) e de Verbas (GTVerbas) do ANDES-SN reuniram-se para debater o financiamento da educação pública e o desvio do fundo público para as empresas privadas de educação. Será produzido um material que servirá para ampliar o debate no conjunto do movimento docente e instrumentalizar a categoria para a luta nas instituições públicas de ensino. A Adufs foi representada pela diretora Marilene Rocha.

O debate contou com a presença de três especialistas nos temas e militantes do movimento docente: Vera Jacob, docente da Universidade Federal do Pará (Ufpa), Luiz Fernando Reis, docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e presidente da Associação dos Docentes da instituição (Adunioeste – Seção Sindical do ANDES-SN), e José Marcelino Pinto, da Universidade de São Paulo (USP).

Para Marilene Rocha, “o encontro foi oportuno por ter discutido temas importantes, como investimento para as instituições públicas de ensino superior, o capacitismo, além da organização do III Encontro Nacional da Educação (ENE)”, previsto para ocorrer no início do segundo semestre deste ano.

O encontro dos GTs ocorreu no dia 16 deste mês, em Brasília (DF). Nos dias 17 e 18, os GTs realizaram reuniões próprias. Uma nova reunião conjunta do GTCT, GTPE e GTVerbas deve ocorrer no início de abril, para finalizar a produção do material que servirá para ampliar o debate sobre as pautas.

Fonte: ANDES-SN, com edição.  

Leia Também