Protocolada há dois meses, pauta 2018 segue sem respostas do governo Rui Costa

19/02/2018

Ontem (18) completaram-se dois meses que o Fórum das ADs protocolou a pauta 2018 junto ao governo Rui Costa. Já naquele momento, a categoria reivindicou o agendamento de uma reunião com urgência para a abertura efetiva do processo de negociação. Apesar do longo prazo de apresentação do documento aos gestores públicos, a categoria não obteve respostas.

Além da destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para o orçamento das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), da garantia dos direitos trabalhistas e da ampliação e desvinculação da vaga/classe do quadro de cargos, pontos presentes na pauta do ano passado, os professores pedem melhorias nos salários. Nessa perspectiva, a pauta para o corrente ano inclui a reposição integral da inflação referente aos anos 2015-2017, mais 17,42% de reajuste, que equivale a 5,5% por ano, considerando o período entre 2015 e 2017. O índice foi calculado com base no ganho real médio da categoria entre 2007 e 2014.

Empenhado em pressionar o governo Rui Costa para agilizar o processo de negociação com os professores e ciente de que gestores públicos só se movimentarão com a mobilização da categoria, o Fórum das ADs intensificará as atividades a partir do próximo mês. Entre as ações previstas estão o lançamento de uma nova campanha de mídia denunciando os ataques do governo à carreira docente e ao orçamento das Ueba, a construção, em conjunto com o Sindicato Nacional e centrais sindicais do país, de ações em defesa do setor público e dos direitos trabalhistas, além da promoção de cursos de formação política para a base.

Com o indicativo de greve aprovado pelos docentes das quatro instituições, a categoria não descarta a possibilidade de deflagração do movimento paredista para forçar Rui Costa a sair da inércia e apresentar respostas aos professores das Ueba.

Conheça a pauta 2018. 

Leia Também