Reunião conjunta de GTs do ANDES-SN debaterá financiamento da educação e ciência

15/02/2018

Os Grupos de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTCT), de Política Educacional (GTPE) e de Verbas (GTVerbas) do ANDES-SN se reunirão nesta sexta-feira (16), em Brasília (DF), para debater, conjuntamente, a situação do financiamento da educação e da ciência no Brasil. Nos dias 17 e 18, os GTs farão reuniões próprias. A Adufs será representada pela diretora Marilene Lopes.

Segundo Olgaíses Maués, 3ª vice-presidente do ANDES-SN e uma das coordenadoras do GTPE, “essa reunião é uma deliberação do 37º Congresso do ANDES-SN, para que possamos iniciar um documento para ser socializado sobre o tema, mostrando onde estão os gargalos do financiamento da educação pública no Brasil. Queremos analisar, por exemplo, quanto dinheiro está indo indiretamente para o Prouni, já que o governo deixa de arrecadar impostos, analisar o Fies e o fundo público que está sendo destinado às instituições privadas de educação”, completa a diretora do Sindicato Nacional, que lembra que a educação e a ciência públicas sofrem uma perda dupla, já que tanto o orçamento é cortado quanto o pouco orçamento que resta é destinado ao setor privado.

Uma nova reunião conjunta dos três GTs está marcada para 6 de abril, para operacionalizar a produção do documento sobre o financiamento da educação e da ciência.

Fonte: ANDES-SN, com edição.

Leia Também