Pauta de reivindicações 2018 é protocolada

19/12/2017

Apreciada nas assembleias dos professores das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), a pauta indicada pelo Fórum das ADs para 2018 foi protocolada junto à Governadoria e às secretarias estaduais da Administração (Saeb), Educação (SEC) e das Relações Institucionais (Serin) na segunda-feira (18). O documento mantém alguns pontos apresentados em 2017, já que o governo Rui Costa se recusou a negociar com a categoria, e apresenta outras duas reivindicações relacionadas à atualização nos salários.

Além da destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) do estado para o orçamento anual das universidades, do cumprimento dos direitos trabalhistas e da ampliação e desvinculação de vaga/classe do quadro de cargos, a categoria luta para garantir uma política de recuperação salarial. Nessa perspectiva, a pauta para o próximo ano inclui a reposição integral da inflação referente aos anos 2015-2017, mais 17,42% de reajuste, que equivale a 5,5% por ano, considerando o período entre 2015 e 2017. O índice foi calculado com base no ganho real médio da categoria entre 2007 e 2014. Veja a pauta.

Já que Rui Costa e equipe não garantiram a correção da inflação em 2016 e 2017 e nem a política de recomposição salarial proposta pelo Movimento Docente (MD) para este ano, os docentes tiveram grandes prejuízos. Até o mês de julho deste ano, por exemplo, um professor Auxiliar, nível A, teve uma perda acumulada de R$ 20.842,13. Se considerado o docente Pleno, o valor chega a R$ 52.066,78.

Recuo de Otto Alencar
Após agendar reunião com o Fórum das ADs para o dia 14 de dezembro, em Brasília, o senador Otto Alencar (PSD) retrocedeu na decisão e desmarcou de última hora, na tarde de quarta (13), o compromisso firmado com a categoria. A alegação do parlamentar para não receber os docentes foi a necessidade de retorno à Bahia por conta da agenda de atividades marcada para o interior com o governador Rui Costa.

O encontro foi marcado após solicitação do Fórum das ADs. A proposta era que Alencar atuasse como interlocutor de uma reunião com Rui Costa, já que o senador é da base aliada deste e ocupou importantes cargos na gestão do ex-governador Jaques Wagner.

Em Brasília ou não, a reunião poderia ter ocorrido, caso houvesse vontade política para tal. O Fórum das ADs sempre esteve, como continua, disposto a negociar.

Mobilização permanece durante o recesso
O Fórum das ADs reuniu-se segunda (18), na Aduneb, em Salvador, para sistematizar a pauta de reivindicações 2018 e definir os próximos passos da luta em defesa dos direitos trabalhistas e do orçamento das Ueba.

Inicialmente, já está confirmada a presença dos professores nos protestos que marcam a Lavagem do Bonfim, a ser realizada no dia 11 de janeiro de 2018, em Salvador. De 22 a 27 de janeiro próximo, também na capital baiana, a categoria volta a se reunir no 37º Congresso do ANDES-SN para discutir a política que norteará as ações do MD em nível nacional.

No dia 23 de janeiro, às 18h, como parte da atividade do 37°Congresso, está programado um grande ato público contra o extermínio da juventude negra. A mobilização rememora a chacina ocorrida no bairro Cabula, na capital baiana, em fevereiro de 2015. Professores universitários de todo país participarão do ato.

Uefs

Na Uefs, as falas dos presentes à assembleia realizada na última quarta (13) condenaram o descaso do governo da Bahia para com a educação pública superior e, concomitantemente, ponderaram sobre a necessidade de a categoria contribuir com o processo de construção da luta para fortalecer ainda mais o sindicato e ajudá-lo a enfrentar os ataques em curso.

Os desafios para 2018 serão muitos! Somente mobilizados, os professores conseguirão arrancar do governo a negociação da pauta.  

Leia Também