Reitoria da Uern é ocupada por docentes substitutos

05/12/2017

Docentes substitutos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ocuparam a reitoria da instituição no dia 30 de novembro, devido à quebra e ao cancelamento dos contratos de boa parte dos professores. Os docentes da Uern estão em greve desde o último dia 10 de novembro, exigindo, entre outras reivindicações, o pagamento dos salários atrasados.

A posição da Associação dos Docentes da Uern (Aduern Seção Sindical do ANDES-SN) é de que “a greve é um direito de todos os trabalhadores e trabalhadoras, sejam concursados ou provisórios, e que os contratos devem ser mantidos durante o movimento paredista”.

De acordo com informações dos docentes em contrato provisório, dos 180 professores e professoras contratados temporariamente pela universidade, apenas 28 seriam mantidos pela Reitoria. A deliberação revoltou o segmento.

“Estamos em greve, pois estamos há dois meses sem receber salários. Não há diferença entre os professores efetivos e substitutos. Ontem tivemos uma reunião, onde a reitoria esteve com toda a sua assessoria jurídica e foi colocado que não haveria condição dos substitutos permanecerem. Todos nós, contratados, já estamos com nossas matrículas cadastradas na Plataforma Íntegra para darmos aulas no próximo semestre, bem como os alunos que também já estão matriculados”, explicou Fernando Domingos, que é docente provisório no curso de história.

Fonte: ANDES-SN, com edição. 

Leia Também