Seminário discute questões relativas à população negra

29/11/2017

Como parte das comemorações do dia 20 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, será realizado nesta quinta (30), o seminário “Memórias Negras: intolerância, resistências e perspectivas”. A atividade, cuja abertura será às 8h30, ocorrerá no Auditório do Mestrado em História, no módulo VII da Uefs.

O objetivo do seminário é refletir acerca das questões relativas às condições de vida e aos problemas enfrentados pela população afrodescendente, como o racismo e a intolerância, além de propor perspectivas de resistência e de enfrentamento à situação.

Após a abertura está marcada uma mesa-redonda sobre o tema “Religião e Racismo”, com os professores Marlon Marcos Vieira, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Deise Luciano Santos, lotada na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Sandra Nívea Soares, da Uefs. À tarde, alguns alunos da universidade apresentarão trabalhos acadêmicos sobre o tema e, em seguida, será realizada uma atividade cultural com programação diversificada.

O seminário “Memórias Negras: intolerância, resistências e perspectivas” é realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), em parceria com o Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Questões Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual da Adufs (GTPCEGDS/Adufs).

Programação

08h30 – Abertura
Representante do NEABI
Representante do GTPEDGDS/ADUFS
Representante da Reitoria
Representante da PROPAE

9h – Mesa-redonda: Religião e racismo
Palestrantes:
Dr. Marlon Marcos Vieira Passos (UNILAB)
Dra. Deise Luciano Santos (UNEB)
Moderadora: Dra. Sandra Nívea Soares (UEFS)

14h30 - Apresentação de estudos sobre as questões negras
14h30 - Seção de Comunicações
16h30 - Seção de Comunicações II

17h30 – Sarau: Música, Arte, Poesia, Empoderamento e diversidade  

Leia Também