Aos poucos, Creche da Uefs volta a funcionar

29/11/2017

A Creche da Uefs retomou as atividades pedagógicas após pouco mais de quatro meses sem funcionar, o que trouxe conforto aos pais e crianças atendidas no local. No entanto, por conta do número insuficiente de educadores, duas das oito turmas existentes não estão funcionando no turno programado.

O déficit no quadro de funcionários ocorre porque alguns candidatos aprovados no Processo Seletivo Reda, que previa vagas para a Creche, não entregaram à administração da Uefs a documentação necessária ao preenchimento do cargo ou não se apresentaram à universidade no prazo previsto no edital. As convocações continuarão até que o quadro fique completo.

Para garantir o atendimento ao maior número de menores com o atual quadro funcional, sem prejuízo ao aprendizado das crianças, a coordenação da Creche transferiu duas turmas do turno matutino para o vespertino. Conforme a pedagoga Sheila Pitombo, a mudança foi discutida com os pais e instituída mesmo alguns deles não tendo como levar os filhos à universidade no turno oposto ao que está matriculado. A Creche tem capacidade para atender 108 crianças, porém são contempladas, hoje, 75. Todas devem ter entre seis meses e três anos.

Funcionários
Faltam ao quadro de funcionários, uma lactarista e 11 educadores. Atualmente, integram a equipe um médico pediatra, um odontopediatra, dois técnicos de enfermagem, uma nutricionista, dois pedagogos, um coordenador administrativo, dois auxiliares administrativos, 13 educadores, dois agentes de limpeza, dois vigilantes, além dos funcionários da copa. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

“O tempo que a unidade ficou fechada tive de adaptar minha rotina, pois não tenho condições financeiras para colocar minha filha em uma creche particular. Ela sentiu muita falta dos colegas e da professora. Faço questão que venha porque na Creche ela se desenvolve. É importante que as atividades sejam normalizadas o quanto antes”, conta a analista universitária Cássia Tatiana Andrade, cuja filha está há dois anos matriculada na unidade infantil da Uefs.

2018
Ainda segundo Sheila Pitombo, a meta para o próximo ano é a elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico da Creche com a descrição da missão, dos objetivos e dos projetos pedagógicos, para que o espaço possa continuar garantindo a qualidade no cuidar e no educar as crianças.

A pedagoga também informou que desde 2012 existe o projeto de reforma e ampliação da Creche. A obra inclui a ampliação do berçário, a construção de uma brinquedoteca e a melhoria do refeitório.

A diretoria da Adufs acredita que apesar de solicitada há cinco anos, a reforma e a ampliação do local ainda não saíram do papel por culpa da política do governo estadual de estrangulamento orçamentário das universidades estaduais baianas. 

Leia Também