Moção de repúdio à tentativa de cerceamento da reflexão crítica na Ufba

24/11/2017

A diretoria da Adufs (Seção Sindical do ANDES –SN) vem a público manifestar seu veemente repúdio à tentativa de setores da direita em cercear o desenvolvimento da reflexão crítica e o trabalho intelectual e acadêmico dos professoras(es), pesquisadoras(es) e estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Recentemente, setores da direita ameaçaram de morte uma professora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da Ufba e tentaram impedir a defesa da dissertação de uma estudante do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), também da Ufba. Não satisfeitos, resolveram perseguir as(os) professoras(es), pesquisadoras(es) e estudantes nas redes sociais na tentativa de desqualificar suas atuações acadêmicas. Além de atingir a dignidade das vítimas dessas violências, a ação implementada por esses setores afronta a autonomia na produção da ciência, da técnica, das artes e da cultura, além de restringir a liberdade necessária para criar.

O fato que aconteceu na Ufba não é um caso isolado. Vários docentes de diversas instituições de ensino no país vêm sendo intimidadas(os) com o explícito objetivo de silenciar o pensamento crítico, a pluralidade e diversidade nesses espaços. Afirmam defender uma “Escola sem Partido” quando, na verdade, querem estabelecer o pensamento único nas Instituições de ensino. Dizem, também, defender a “Universidade Livre” quando, na verdade, querem eliminar a diversidade e a pluralidade de opiniões calcadas em valores que visam a emancipação humana. Afirmam ser contrários a uma suposta “Ideologia de Gênero” quando, na verdade, querem instituir uma “Ideologia de Gênero” na vã ilusão de acabar com a diversidade sexual que a própria humanidade construiu ao longo da sua história! Enquanto seres sociais, a sexualidade está para além da função meramente reprodutiva.

Manifestamos, também, nossa irrestrita solidariedade aos colegas professoras(es) e pesquisadoras(es) da Ufba e aos estudantes que foram vítimas dessa violência.
Instamos os órgãos competentes para que tomem as devidas providências para punir os agressores e impedir que episódios como esses voltem a acontecer.

Fascistas, não passarão!

Feira de Santana, 23 de novembro de 2017

Diretoria da ADUFS -Seção Sindical do ANDES – SN

Leia Também