Marcha das Periferias marca o mês da Consciência Negra

20/11/2017

A Marcha das Periferias está sendo realizada neste mês com muita luta em todo país. O objetivo é marcar o mês da Consciência Negra com mobilizações dos trabalhadores contra a discriminação racial, as prisões arbitrárias e a violência policial sofrida pelo povo negro no Brasil e no mundo. O calendário, que teve início do dia 10 deste, Dia Nacional de Protestos e Lutas, se estenderá por todo esse mês.

A Marcha da Periferia nasceu nas comunidades periféricas de São Luís, no Maranhão. A partir da organização de negras e negros trabalhadores, reúne quilombolas, movimento Hip Hop, juventude, donas de casa e desempregados em todo o país.

Já estão previstas atividades em pelo menos 25 cidades nas periferias de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG), Florianópolis (SC), Teresina (PI), São Lourenço da Mata (PE), São Luís (MA), Natal (RN), Belém (PA), entre outras.

O dirigente do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe, Júlio Condaque, destacou os dados ainda alarmantes das mortes de jovens nas periferias de todo país. “O Atlas da Violência aponta que de 2005 a 2015, 271 mil pessoas foram assassinadas no Brasil. Grande parte dessas mortes é de jovens negros e moradores da periferia. Precisamos denunciar esses números e exigir reparação; a população não admite mais retrocessos. O retorno do trabalho escravo, a reforma trabalhista, a Lei 181 que criminaliza o aborto no Brasil são medidas que não podemos aceitar”, finalizou.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também