Em greve, docentes da Uern participam de acampamento na sede do governo do estado

14/11/2017

Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), servidores da saúde e trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público estadual realizam um acampamento em frente à sede do governo do estado, em Natal. Os docentes e demais servidores estão em greve contra o descaso do governo estadual com os serviços públicos e pelo pagamento dos salários atrasados, entre outras pautas. Os docentes da Uern paralisaram as atividades por tempo indeterminado na última sexta-feira (10).

O acampamento teve início segunda-feira (13), após uma grande manifestação realizada no local. Docentes e servidores da saúde foram recebidos com truculência pela Polícia Militar do centro administrativo, que disparou jatos de spray de pimenta contra os manifestantes.

Na manhã dessa terça (14), os manifestantes foram surpreendidos com mais uma ação violenta por parte da PM, que retirou cadeiras posicionadas em frente à entrada da Governadoria e instalou uma grade separando os manifestantes do prédio. 

De acordo com a direção da Aduern – SSind., o acampamento continua até que seja iniciado o processo de negociação.

Mato Grosso

Os docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso decidiram, na segunda-feira (13), entrar em greve até que os salários do mês de outubro sejam pagos.

Nas assembleias realizadas nos campi da universidade, a categoria aprovou alguns encaminhamentos. Entre eles, solicitar uma audiência com o governador do estado e cobrar o pagamento dos salários; publicizar a situação dos salários atrasados com a imprensa local e estadual, para divulgar os motivos da paralisação; judicializar o atraso no pagamento dos salários e solicitar providências ao Ministério Público e avaliar com a assessoria jurídica a possibilidade de fazer uma campanha de ações judicias individuais contra o Estado pelo atraso. 

Fonte: ANDES-SN, com edição.

Leia Também