CSP-Conlutas reitera solidariedade à ocupação do MTST em São Bernardo do Campo

07/11/2017

A CSP-Conlutas chama a atenção para a necessidade de intensificar a solidariedade aos movimentos e entidades que apoiam a luta pelo direito à moradia. Neste sentido, a Secretaria Executiva Nacional (SEN) da Central reitera total apoio à Ocupação Povo Sem Medo, localizada em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Na última terça (31), mais de 20 mil integrantes da Ocupação marcharam por cerca de 10 horas em um percurso de 23 km exigindo moradia. O movimento foi cobrar do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que desaproprie o terreno ocupado há dois meses pelas famílias e que no local construa casas populares. Uma comissão foi recebida pelos secretários Rodrigo Garcia, de Habitação, e Samuel Moreira, da Casa Civil. Após duas horas de reunião conseguiram agendar um novo encontro na sexta-feira (10) para discutir a ocupação e analisar as demandas dos sem-teto que vivem no local.

A Ocupação Povo Sem Medo teve início no dia 1° de setembro e já se consolidou como uma das maiores já realizadas pelo movimento e a segunda maior do país. A área está localizada na rua João Augusto de Souza, em frente à fábrica da Scânia. Tomada por barracos de lona, são 60 mil metros quadrados da Construtora MZM que nunca foram utilizados e agora servem de moradia para cerca de 7 mil famílias, que pretendem resistir pela conquista do local como moradia efetiva. A área ocupada está abandonada há mais de 40 anos, com uma dívida de IPTU de meio milhão de reais.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também