Sexta será Dia Nacional de Luta

07/11/2017

A diretoria da Adufs convoca os professores a endossarem as mobilizações que estão sendo organizadas por diversas entidades e centrais sindicais do país para a próxima sexta-feira (10), durante o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos. A programação da atividade realizada pela categoria será divulgada em breve. Os docentes das demais Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) também devem apoiar o protesto, conforme o indicativo do Fórum das ADs. Neste dia (10), não haverá paralisação das atividades acadêmicas na Uefs.

O ato nacional ocorrerá às vésperas da entrada em vigor da Contrarreforma Trabalhista, que oficialmente passará a valer a partir do próximo sábado (11). A pauta que unifica a mobilização é contra a terceirização, a destruição dos serviços públicos ofertados à população, as demissões e os cortes e o congelamento no orçamento dos serviços e o PLS 116; em defesa da dignidade, do servidor e dos usuários dos serviços públicos; por mais concursos e aposentadoria digna para todos e nenhum direito a menos.

Diversas centrais sindicais e entidades do país estão construindo o ato público e orientando a convocação à mobilização nas fábricas, locais de trabalho em geral e de grande concentração e circulação de pessoas, como terminais de ônibus. A expectativa é que a próxima sexta (10) seja mais um forte dia de luta em todo Brasil e que impulsione a construção de uma nova Greve Geral de 24 horas.

Mobilização na Bahia
Na Bahia, a Central Sindical e Popular (CSP-CONLUTAS) está convocando as entidades e movimentos sociais a endossarem os protestos. Em Salvador, haverá uma concentração no Dique do Tororó, às 6h, onde os manifestantes devem permanecer até meio-dia. Depois, seguem para no Largo do Campo Grande e para o Comércio. No Comércio, está programado um ato em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A mobilização terminará em frente ao prédio da Previdência Social do bairro, onde terá outro protesto

Uma Plenária dos Lutadores ocorreu segunda (6), na sede da Aduneb, em Salvador. Movimentos sociais, partidos políticos, ativistas, estudantes e sindicatos foram convidados ao encontro que teve o objetivo de discutir a organização do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos. Na próxima quinta-feira (9) está agendada uma Plenária das Centrais Sindicais, na qual os representantes das entidades presentes finalizarão os detalhes para o ato público. O local e horário da reunião ainda não foram confirmados.

Em Alagoinhas, interior do Estado, a CSP-CONLUTAS está convocando entidades e movimentos sociais para a mobilização. A concentração será em frente à prefeitura, Centro, a partir das 7h. Depois, os participantes farão uma caminhada pela região central do município e se concentrarão nas imediações da sede do Sindicato do Comércio, onde está previsto o encerramento da atividades.

A proposta da Central é intensificar as atividades de divulgação e o chamado à mobilização. Os servidores públicos, que também têm protagonizado importantes lutas por todo o país, estão aderindo à data. 

Assembleia Uefs
Os professores da Uefs se reunirão em assembleia nesta terça-feira (7), às 17h, no Auditório 1, Módulo I. A categoria irá escolher os delegados que participarão do 37º Congresso do ANDES-SN, a ser realizado de 22 a 27 de janeiro de 2018, na Uneb, em Salvador. Também avaliará o indicativo do Fórum das ADs de suspensão das atividades acadêmicas com ato público em 28 de novembro, Dia Estadual de Paralisação. A proposta, já aprovada em assembleia dos docentes da Uneb, é forçar o governo a convocar uma reunião de negociação com o Fórum para discutir a pauta 2017.

Rui Costa e equipe precisam sair da inércia e apresentar respostas concretas aos professores. Conforme os dados oficiais do próprio governo, recurso financeiro há; mas inexiste vontade política em atender à categoria. Firme na luta, o Fórum está empenhado na organização de várias atividades, entre elas, denúncia à imprensa sobre o descaso do governo para com a educação pública superior, a publicação de nota em jornal impresso de grande circulação no estado da Bahia e a construção de uma agenda de mobilização.

O calendário de ações do mês de dezembro será definido em reunião do Fórum das ADs, a ser realizada na próxima segunda-feira (13), às 9h, na sede da Adusc, em Ilhéus. 

Leia Também