Fernando Penna diz que Escola Sem Partido tem base em tendências conservadoras internacionais

17/10/2017

O cerceio à liberdade de pensamento e ao livre debate no ambiente escolar, que ganhou notoriedade através do Movimento Escola sem Partido, foi abordado na palestra do professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fernando Penna, realizada na Uefs. O docente esteve na instituição segunda-feira (9).

Durante a fala, Penna condenou o Movimento por este defender um projeto conservador no qual a escola é destituída de sua função educacional por relegar ao professor a condição de instrutor técnico, ao invés de educador. Para ele, é um equívoco atribuir a responsabilidade pela educação dos alunos aos pais e à religião e secundarizar o papel dos docentes, considerados militantes ou pedagogos de partidos políticos que exercem sob os alunos uma doutrinação ideológica que deve ser combatida.

Ainda compuseram a mesa da palestra realizada na Uefs a professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Iracema Lima, representando a Frente Escola Sem Mordaça/Bahia, lançada em abril deste ano.Também esteve na mesa Rodrigo Osório, membro do Grupo de Trabalho e Política de Formação Sindical (GTPFS) da Adufs, que teve o apoio da diretoria do sindicato para organizar o evento.

Leia mais.

Leia Também