Dia do Professor é lembrado com mesa-redonda sobre saúde do docente

17/10/2017

Uma mesa-redonda com o tema “Saúde do trabalhador docente” será realizada na próxima quinta-feira (19) para marcar o Dia do Professor, comemorado no último domingo (15). Irão compor a mesa Caroline Azevedo, professora universitária e psicóloga, e Daniel Santos, também psicólogo. A atividade acontecerá às 15h, no Auditório 3, Módulo IV.

Ambos irão falar sobre a dissertação apresentada na Uefs para a obtenção do título de mestre. Daniel Santos discorrerá sobre “Estresse Ocupacional e transtornos mentais comuns entre professores universitários”. Já o subtema da fala de Caroline Azevedo será “Intensificação do trabalho docente”.

A mesa-redonda está sendo organizada pelo Grupo de Trabalho Seguridade Social/ Assuntos de Aposentadoria da Adufs (GTSSA), com o apoio da diretoria da Associação.

GTSSA
O GTSSA da Adufs acumula importantes debates sobre saúde do trabalhador docente. Em abril de 2016, organizou a Oficina Inter-regional II da pesquisa sobre saúde e adoecimento docente, que contou com as presenças de seções sindicais da regional Nordeste III, Norte I e II e o GTSSA da Associação dos professores da Universidade Federal do Paraná (Adufpr).

Ao final do encontro foram sistematizadas as propostas discutidas na primeira edição do evento, ano passado, e definidos o referencial teórico, a metodologia, os objetivos e o instrumento da pesquisa a serem adotados pelas seções sindicais. A proposta é que o ANDES-SN, a partir das experiências das seções sindicais, elabore um diagnóstico referencial para análise e construção de um plano de ação em defesa das condições de trabalho dos docentes.

Na Adufs, além do GTSSA funcionam o GT Carreira; Classe, Étnico-racial, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) e Política Educacional (GTPE). O GT Política de Formação Sindical (GTPFS) está em formação.

Para Geraldo Ferreira de Lima, diretor da Adufs e membro do GTSSA da Associação, “o GT tem realizado atividades, tanto no âmbito local quanto no nacional, com objetivo de denunciar o desmonte estrutural que tem levado os/as docentes das instituições públicas a um crescente processo de pauperização patrocinado pela ideologia neoliberal fortemente impregnada nos governos central, estaduais e municipais ao longo dos últimos anos. Isso tem afetado não só a atividade docente como a vida dos/as próprios/as docentes. As três recentes atividades do GTSSA: a Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas – Previdência e Perdas Históricas dos Diretos de Aposentadora; a Reunião do GTSSA Nacional e o XIX Encontro de Assuntos de Aposentadoria, têm mostrado claramente tal processo de pauperização”.  

Leia Também