Uefs na Praça aproxima ainda mais o trabalho docente da comunidade feirense

25/09/2017

“A proposta é muito boa, pois os alunos aprendem de forma lúdica. Eles saem dos muros da sala de aula para conhecer, na prática, o que observam nos livros. Desejo que vejam a Uefs como o lugar onde queiram ir no futuro, seja para trabalhar ou para estudar”, disse Viviane Santos, diretora de uma escola de Feira de Santana que levou os discentes da unidade de ensino para prestigiar o Uefs na Praça.

A educadora foi uma das centenas de pessoas que ao passarem pelo evento informou-se sobre os projetos expostos e registrou a importância de os professores da Uefs levarem os trabalhos produzidos na instituição ao conhecimento da população local.

“Aqueles que vêm aqui observam, fazem perguntas. Esse processo é importante, pois precisamos dar respostas à sociedade daquilo que produzimos na universidade. A Uefs é patrimônio dessas pessoas”, disse, entusiasmado, o professor do Departamento de Ciências Biológicas da instituição, Eraldo Medeiros.

O Uefs na Praça foi realizado pela diretoria da Adufs na última sexta (22), no estacionamento localizado em frente à Prefeitura de Feira de Santana.

Proposta
Durante o Uefs na Praça, que teve ampla cobertura da imprensa local, foram expostos trabalhos produzidos e/ou orientados pelos docentes da universidade.

Quem esteve no evento viu a exposição de animais peçonhentos e insetos de docentes e estudantes do curso de Biologia, além de materiais explicativos sobre as fases do desenvolvimento embrionário humano. Integrantes do curso de Engenharia de Alimentos expuseram bebidas alcóolicas produzidas à base de mel e frutas.

A população ainda se cadastrou, no caso de pessoas encaminhadas pela Defensoria Pública e por associações de bairro, no Escritório de Engenharia Pública da universidade para contar com consultoria técnica na área de regularização fundiária.

Também houve a participação de docentes do curso de Odontologia, com exposição do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Banco de dentes da Uefs. Idosos e docentes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) levaram artesanatos confeccionados pelos integrantes do programa.

Além disso, professores e estudantes do curso de enfermagem ofereceram serviços na área da saúde à população, como controle da glicemia e aferição da pressão arterial. O evento contou com a participação de outros docentes e discentes da universidade, que foram fortalecer o movimento.

Durante o Uefs na Praça, os diretores da Adufs também conversaram com a população sobre a importância das universidades estaduais baianas, alertando-a para os riscos que as atividades acadêmicas correm em função da política do governo Rui Costa de contingenciamento orçamentário e de ataque aos direitos dos servidores

O evento integra as ações do Fórum das ADs para forçar o governo Rui Costa a abrir o canal de negociação com a categoria sobre a pauta de reivindicação 2017, que segue sem respostas. 

Veja as fotos do Uefs na Praça.

Leia Também