Docentes usam as ruas para dialogar com a população e denunciar ataques do governo

13/09/2017

O Centro de Feira de Santana será espaço de mais uma mobilização dos professores da Uefs. Desta vez, através do Uefs na Praça, que prevê o diálogo com a população e a exposição de trabalhos científicos, de extensão, artísticos, culturais e outros produzidos e /ou orientados pelos docentes.

O evento, a ser realizado no dia 22 deste mês, é uma das ações indicadas pelo Fórum das ADs para mostrar a importância das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) para a sociedade e pressionar o governo estadual a dar respostas ao atual processo de sucateamento das condições de trabalho e estudo nas instituições. O Uefs na Praça ocorrerá das 8h às 16h, no estacionamento localizado em frente à Prefeitura Municipal.

Campanha nas redes sociais
O Fórum das ADs intensificou a campanha de mídia. Outdoors nas ruas da capital e de diversas cidades do interior do Estado, cartazes, spots de rádio e ações nas redes sociais estão programadas para os próximos dias. Começou nesta quinta (14) e segue até amanhã (15) a divulgação das peças da campanha nas redes sociais das quatro associações.

O professor, estudante ou técnico-administrativo que desejar participar e somar forças à luta pode compartilhar os arquivos. No Facebook ou no Twitter, ao fazer o compartilhamento, utilize a hastag #RuiCorta. As peças gráficas contém denúncias sobre a retirada dos direitos trabalhistas, o desrespeito ao Estatuto do Magistério Superior, o congelamento de salários, os parcos recursos destinados às instituições, dentre outros pontos.

Leia a matéria do Fórum das ADs sobre a campanha nas redes sociais.
 

Ato público

O Movimento Docente (MD) não irá recuar! As diretorias das associações estão organizando um grande ato público no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, no dia 27 deste mês, com o objetivo de pressionar os gestores a abrirem o canal de negociação e discutir a pauta de reivindicação 2017.

O ato ainda prevê a paralisação das atividades, já aprovada em assembleias da Adusb, Aduneb e Adusc. Nas universidades estaduais do Sudoeste (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc), a categoria também aprovou o indicativo de greve. Na Uefs, a assembleia ocorrerá no dia 18 deste mês, às 17h, no Auditório 2, Módulo I, onde serão apreciados a suspensão das atividades e o indicativo de greve.

Panfletagem
Esta quinta (14) foi definida como Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Paralisação em Defesa dos Serviços Públicos. Para marcar a data, os professores da Uefs fizeram uma panfletagem no pórtico da instituição.

O Dia Nacional marca a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 - da contrarreforma da Previdência - o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), pela revogação das leis da Reforma Trabalhista e da Terceirização, e da Emenda Constitucional (EC) 95/16 – a qual congela os gastos públicos por 20 anos. A data foi discutida no âmbito de diversas centrais sindicais do país.

Leia Também