Coordenação Nacional aprova Dia Nacional de Protestos e Greves

04/09/2017

A Coordenação Nacional da CSP-CONLUTAS reuniu-se entre 1º e 3 deste, em São Paulo. Os presentes votaram a resolução política com uma agenda de mobilização que prevê um Dia Nacional de Lutas, Protestos e Greves, em 14 de setembro. Também discutiram a organização do 3º Congresso Nacional da Central, marcado para acontecer de 12 a 15 de outubro, em Sumaré (SP). Pela Adufs, participaram o diretor Gean Santana, mais a professora Gracinete Souza.

A agenda de mobilização prevê a participação dos trabalhadores no grito dos excluídos, na próxima quinta (7); mais a realização de um Dia Nacional de Lutas, Protestos e Greves, no dia 14; do Dia Latino-Americano e caribenho de luta pela descriminalização e legalização do aborto, 28; e do Encontro dos Trabalhadores do Setor da Indústria, 29. Entre as bandeiras de luta da resolução, a mobilização contra a Reforma da Previdência, pelo Fora Temer e pela anulação da Reforma Trabalhista e da lei da Terceirização; em defesa dos serviços públicos e contra a retirada de direitos e a privatização. 

Na reunião da Coordenação ainda houve, no último sábado (2), o lançamento da Cartilha de Saúde do Trabalhador da CSP-Conlutas. Voltada para ativistas, dirigentes sindicais e trabalhadores em geral, o documento aborda assuntos sobre a saúde mental, física, assédio moral e sexual, prevenção de acidentes, leis trabalhistas, entre outros temas. O material, disponível no site da Central, serve para subsidiar os movimentos sindicais e populares no compromisso com a luta e ações por condições dignas de trabalho, para impedir que acidentes, eventos evitáveis, continuem se repetindo no país causando mortes, sofrimento e outros danos sociais e ambientais para a população, em especial para os trabalhadores.

Gracinete Souza avalia que a CSP reafirmou o compromisso de continuar a luta contra a reforma da Previdência, em defesa da garantia dos direitos dos trabalhadores e pela revogação da reforma trabalhista. A professora destaca ainda que, reunidos, os presentes defenderam a necessidade de os trabalhadores ocuparem as ruas para barrar os ataques do governo Temer. “Os painéis foram muito importantes para o enriquecimento das discussões já realizadas no âmbito da Central. Outro momento de relevância foram as reuniões dos vários setoriais da CSP, que trataram sobre demandas específicas. Acredito que o setorial Mulheres deu uma grande contribuição ao encontro. Na reunião, o grupo organizou um ato pelo fim da violência contra a categoria e chamou a atenção da plenária para que sejam evitados casos de agressão ou desrespeito às mulheres dentro das entidades e sindicatos”, acrescentou.

A Coordenação Nacional foi convocada pela Secretaria Executiva Nacional (SEN) da Central.

Secretaria Executiva Estadual (SEE)
Na próxima quarta-feira (6), a Secretaria Executiva Estadual da Central/Bahia se reunirá às 10h, na sede da Secretaria Regional Nordeste III do ANDES, em Salvador. Na ocasião, serão encaminhadas, no âmbito do Estado, as propostas aprovadas na reunião da Coordenação Nacional, bem como organizada a participação das entidades e movimentos sociais e populares no 3º Congresso.

No dia 16 deste mês, a partir das 9h, em Alagoinhas, ocorrerá a Plenária Preparatória ao Congresso.
 

Fonte: Adufs, com informações da CSP-CONLUTAS.

Leia Também