Encontro das Iees/Imes começará na próxima quinta (7)

04/09/2017

Financiamento, autonomia e democracia serão o foco central do XV Encontro das Instituições Estaduais de Ensino Superior e Municipais (Iees/Imes) do ANDES-SN, que começará na próxima quinta-feira (7) e seguirá até o dia 9 deste, na cidade de Mossoró (RN). O professor José Carlos Barreto, membro do Conselho Fiscal da Adufs, foi convidado pela organização da atividade para compor a mesa redonda sobre o tema “Democracia universitária: autonomia e processos de estatuinte nas Iees/Imes”, programada para às 19h do primeiro dia. A Associação será representada pelo diretor André Uzêda.

José Carlos Barreto, reitor da Uefs entre 2007 e 2015, deu relevante contribuição ao Processo Estatuinte na universidade. Símbolo de reafirmação da autonomia política da instituição e de prática democrática, foi discutido junto à comunidade acadêmica a partir de 2008. Ano passado, a Mesa Diretora da Comissão Geral Estatuinte entregou a nova proposta de Estatuto para os representantes das entidades e a reitoria, que a encaminhou para apreciação e homologação do Conselho Universitário (Consu). Ainda em 2016, os gestores da instituição enviaram o documento ao Conselho Estadual de Educação. Se aprovado no âmbito do executivo, a universidade torna-se pioneira no país na implantação de uma proposta construída democraticamente com as categorias que compõem a instituição.

XV Encontro 

O tema do XV Encontro será: Financiamento, Autonomia e Democracia. O evento será composto por mais três mesas de debates que abordarão as temáticas “A defesa do serviço público e a luta contra as reformas: um debate conjuntural”, “Ajuste fiscal: financiamento e retirada de direitos trabalhistas” e “Os ataques à educação superior e a necessidade de uma Frente Nacional em defesa das Iees/Imes”.

A proposta é discutir a situação das estaduais na atual conjuntura e traçar perspectivas de enfrentamento conjunto, considerando-se que docentes de diversas universidades estaduais têm encontrado dificuldade em negociar as pautas de reivindicações com os respectivos governos, especialmente nos últimos três anos, e em fazer cumprir acordos firmados em anos anteriores. 

Fonte: Adufs, com informações do ANDES-SN.

Leia Também