Adufs presente no Seminário Nacional do GTPCEGDS

28/08/2017

Entre 24 e 26 deste, ocorreu em Pelotas (RS), o I Seminário Integrado do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN. A Adufs foi representada pelo diretor Gean Santana, que compôs a mesa redonda do II Seminário de Diversidade Sexual, realizado no dia 25, e pela professora Sandra Nívea Soares.

Durante a fala, Gean Santana provocou os presentes com a reflexão sobre se existe a possibilidade de uma sociedade capitalista sem racismo, machismo e lgbtfobia. O docente aprofundou o debate sobre a dificuldade de superação da opressão do homem pelo homem, o conceito de estranhamento e apontou as contradições dentro das organizações políticas. Também resgatou a história da construção do debate sobre diversidade sexual dentro do ANDES-SN, a realização do I Seminário de Diversidade Sexual, no Crato (CE), em 2012, e a necessidade do Sindicato Nacional amplificar essas pautas.

“Companheiros nossos, nos tempos de hoje, não conseguem entender a importância de dar vazão à luta contra o machismo, o racismo e a lgbtfobia. Existe dificuldade, sim, dentro das organizações de esquerda de levar esse debate adiante. A gente precisa se apropriar da produção teórica que já foi feita e apontar uma perspectiva para frente”, disse o diretor da Adufs.

O I Seminário Integrado também foi composto pelo III Seminário Nacional de Mulheres, ocorrido no dia 24, e pelo III Seminário de Reparação e Ações Afirmativas do Sindicato Nacional, realizado em 26 deste. Para a professora Sandra Soares, “além de político, o Seminário Integrado foi bastante formativo. Pensamos políticas para as questões discutidas e trocamos informações sobre os temas”, avaliou.

Gean Santana compôs a mesa do I Seminário de Diversidade Sexual

Foto: Luiz Henrique Schuch

Fonte: ANDES-SN, com edição.

Leia Também