Universidades estaduais organizam dia de lutas em defesa da educação pública

14/08/2017

Na última quinta-feira (10) aconteceu nas quatro Universidades Estaduais da Bahia o Dia Estadual de Mobilização em defesa das Ueba. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professores se reuniram no pórtico da universidade onde foram distribuídos panfletos denunciando as recorrentes atitudes de descaso do governo Rui Costa (PT) com a educação pública do estado.

Com o lema “O Governo que mais ataca as Universidades Estaduais da Bahia” as associações de docentes, articuladas através do Fórum das ADs, têm levado a Campanha de 2017 a diferentes instâncias, públicas e civis, com o objetivo de intensificar as denúncias contra o governador, que por meio das secretarias (SEC, SAEB, SERIN) tem se negado a abrir o diálogo com os professores.

A pauta de reivindicações, protocolada em dezembro do ano passado nas secretarias acima citadas, tem sido parcialmente ignorada pelo governo, que sinaliza alguns avanços, mas sem diálogo com a categoria. Segundo o diretor da Adufs, Gean Santana, a estratégia do governo com essas sinalizações é uma maneira de maquiar o seu desinteresse em cumprir com as demandas do movimento docente. 

“Como já temos sinalizado, o governo se movimenta se tivermos capacidade de mobilização. Assim foi com relação ao avanço nas promoções, progressões, na sinalização de concurso para cobrir as aposentadorias, falecimento e exoneração, além da regularização do repasse de recursos para as Ueba. Nós temos demonstrado disposição para negociar e o governo até o momento não. Por isso é importante intensificar as ações de mobilização e encaminhar a possibilidade de aprovação do indicativo de greve, que deve ser apreciada na assembleia de professores da Uefs em setembro”, salientou Gean. 

A pauta protocolada há nove meses reivindica o aumento do repasse orçamentário para 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as Ueba e 1% para a permanência e assistência estudantil; o pagamento integral da reposição inflacionária de 2015 e 2016, pelo IPCA; a imediata recomposição salarial de 30,5%; a ampliação e desvinculação das vagas/classes do quadro docente; e a garantia de promoções, alterações de regime de trabalho, insalubridade e retorno da licença sabática. 

Dia Nacional de Lutas 
A ação do Fórum das ADs faz parte do Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação Pública e Gratuita, pautado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN, que em todo o país organizou na última sexta (11), por meio seções sindicais filiadas, ações de mobilização em defesa das universidades.

A data, na qual se comemora o Dia do Estudante, foi incluída novamente no calendário de lutas do ANDES-SN após deliberação no 62º Conad – realizado em julho, na cidade de Niterói (RJ). Tanto o Setor das Instituições Federais de Ensino (Setor das Ifes) quanto o Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Setor das Iees/Imes) aprovaram a construção das mobilizações. 

“O 11 de agosto é importante nesse contexto, pois estamos vendo o desmonte da educação pública. As universidades públicas, sejam elas federais, estaduais ou municipais, estão sofrendo ataques violentíssimos, especialmente relacionados ao financiamento. Os cortes de verbas têm inviabilizado o funcionamento das instituições. Há universidades federais informando que podem fechar a partir de setembro por falta de verbas. Essa situação é geral, e leva à necessidade de intensa mobilização em defesa da Educação Pública. Além disso, temos de denunciar esses ataques à educação pública”, ressaltou Alexandre Galvão, secretário-geral do ANDES-SN.

Fonte: Ascom Adufs e Andes-SN.

Leia Também