Diagnóstico sobre a segurança no campus será encaminhado ao Consu

28/06/2017

O diagnóstico sobre a segurança no campus universitário foi apresentado e discutido com a comunidade acadêmica terça-feira (27). Após o debate, os presentes sugeriram ao projeto inicial o acréscimo de algumas propostas, que serão sistematizadas para compor o relatório unificado a ser encaminhado ao Conselho Superior da Uefs (Consu), responsável por definir como implementar o Plano de Segurança da instituição.

Segundo Saulo Rocha, coordenador da Comissão de Segurança da Uefs, a partir de agora inicia-se uma nova etapa no processo de elaboração do Plano. “Tomando como base as contribuições do diagnóstico, o Consu irá definir como construirá o Plano, que pode ter a participação de especialistas e técnicos da área”, explicou.

O debate teve falas favoráveis e contrárias ao policiamento ostensivo no campus universitário. O diretor da Adufs, André Uzêda, falou da satisfação em tratar o assunto de forma coletiva com os membros da comunidade acadêmica e ressaltou que a discussão não deve ser centralizada em torno da presença da Polícia Militar (PM) na universidade, já que o histórico desta é de repressão e criminalização dos movimentos sociais.

Ana Cerilza Mélo, representante da Adufs na Comissão de Segurança, avalia como positiva a apresentação do diagnóstico à comunidade universitária, pois o documento representa o primeiro passo para a construção de um Plano que possa melhorar a convivência na Uefs.

Propostas

Entre as propostas apresentadas pela plenária estão a melhoria do monitoramento eletrônico e da iluminação no campus, com a substituição por lâmpadas LED; distribuição de cartilha informativa sobre a segurança no campus; adequação do próximo contrato com a empresa terceirizada para que a vigilância garanta não só a integridade do patrimônio, mas a incolumidade física das pessoas; mais a ampliação da iluminação do Parque Esportivo.

Também foram sugeridas a inserção dos funcionários da vigilância na discussão sobre o tema; criação de espaços institucionais que identifiquem crimes de raça e gênero; discussão, de forma mais aprofundada, de temas como racismo, desigualdades de gênero e violência contra a mulher, os idosos e os LGBts, e que o Plano de Segurança defina ações de curto, médio e longo prazos

  

Diagnóstico sobre a segurança
O diagnóstico foi elaborado pela Comissão de Segurança após um ano e meio de debates, com o objetivo de colaborar com a construção de um Plano de Segurança que regule a convivência na universidade. As estratégias e ações foram definidas com base no tripé prevenção, informação e convívio. 

A Comissão é formada por representantes da Adufs, DCE, Sintest, administração central, Consu e da Residência Universitária. Tem como referência experiências bem-sucedidas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e das universidades Estaduais de Campinas (Unicamp) e da Paraíba (UEPB).

Debate dia 29
A diretoria da Adufs promoverá uma discussão sobre o tema Segurança na Uefs: Uma Questão de Gênero?, a ser realizada às 16h desta quinta-feira (29), no Auditório 4, Módulo VI. Para compor a mesa, foram convidados representantes do DCE, Sintest, Mulieribus, Comissões de Segurança no Campus e de Violência e Gênero, a empresa terceirizada que presta serviço à universidade, além do grupo Pró-presença da polícia no campus. 

Leia Também