Terceirizados da limpeza recebem salário com atraso, mas seguem sem fardamento

26/06/2017

Após um atraso de 15 dias, os funcionários terceirizados que prestam serviço de limpeza à Uefs, enfim, receberam o salário, pago na última quinta (22). No entanto, o fardamento, sapatos e luvas, necessários para proteger a saúde e para o adequado desempenho das atividades, ainda não foram entregues.

“Molho meus pés e mãos durante a limpeza dos setores, inclusive dos banheiros. Estou com coceira na pele e micose nas unhas. Precisamos de fardamento e material de proteção individual. O constante atraso no pagamento do salário também tem prejudicado bastante. Este mês não pude pagar o reforço escolar e o plano de saúde do meu filho, além da minha conta de telefone. Não sei até quando iremos aguentar”, desabafou uma funcionária que não quis se identificar.

A trabalhadora ainda denunciou a empresa que presta serviço à Uefs de convocar os funcionários que faltaram o expediente durante o período de corte nos salários para assinar, na última segunda (19), uma pena de advertência. O documento estabelece que “o excesso de faltas injustificadas pode ocasionar a pena máxima dispensa por justa causa”. Assustada, a funcionária disse que a equipe da limpeza está com medo de sofrer retaliações por parte da empresa.

A administração da universidade informou que a Notificação de Ordem Bancária (NOB) para pagamento dos salários foi emitida à empresa no dia 19 deste. Quanto ao fardamento, o compromisso da empresa, que há três meses presta serviço à instituição, foi entregá-los nesta segunda (26), o que não aconteceu.

Em abril, a categoria suspendeu as atividades por conta do atraso nos salários de março e de abril. Conforme a administração da instituição, a empresa não cumpriu com o compromisso de regularizar o pagamento, apesar de ter recebido da universidade o valor contratual de R$ 89 mil. A diretoria da Adufs tem denunciado a situação dos terceirizados no Boletim da Associação e, paralelamente, manifestado solidariedade às categorias. Em maio, doou 123 cestas básicas aos profissionais da limpeza e publicou, no dia 28 de abril, uma moção de apoio.

Também estão com o salário referente ao mês de maio em atraso a equipe que trabalha no setor de manutenção predial. 

Leia Também