Assembleia aprova paralisação com ato público unificado no dia 30 de maio

17/05/2017

Em resposta aos ataques do governo Rui Costa às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), a assembleia dos professores da Uefs aprovou um calendário unificado de mobilização, indicado pelo Fórum das 12, com a realização de uma Semana de Lutas, entre os dias 29 de maio e 02 de junho, e a paralisação das atividades acadêmicas. A data da suspensão dos trabalhos será no dia 30 deste mês, quando haverá um ato público em Feira de Santana. Em breve serão divulgados os detalhes da manifestação no município. A assembleia ocorreu terça-feira (16).

Como parte do calendário de atividades com os estudantes e técnico-administrativos, os professores da Uefs ainda aprovaram o desenvolvimento de ações fora da universidade buscando a articulação com os movimentos sociais; promoção de seminários sobre o Plano de Permanência Estudantil (PPE), além de reuniões ampliadas entre as três categorias. (Leia mais sobre os encaminhamentos).

Terceirizados
A situação dos terceirizados da universidade, também na pauta da assembleia, foi motivo de intensa discussão. Preocupados com o agravamento da precarização das condições de trabalho dos funcionários, os docentes aprovaram os seguintes encaminhamentos: organização de atividades conjuntas com esses trabalhadores; acompanhamento, por parte da diretoria, junto à administração da instituição, das providências adotadas quando da quebra do contrato pelas empresas prestadoras do serviço e pautar a atual situação em reunião com os gestores da Uefs e com o Fórum de Reitores. No encontro com a administração desta instituição, discutir outros problemas relacionados ao cotidiano acadêmico, como segurança no campus, orçamento, restaurante universitário e oferta do transporte que atende aos servidores residentes em Salvador.

A reunião com os reitores das quatro Ueba foi solicitada pelo Fórum das ADs para o dia 22 de maio com o objetivo de discutir a garantia dos direitos trabalhistas dos docentes, que seguem desrespeitados pelo governo Rui Costa, e o atual quadro de sucateamento das universidades. A categoria aguarda a confirmação do encontro. Ainda neste dia, o Fórum das ADs se reúne com os assessores jurídicos, às 14h, na Aduneb, para tratar também sobre os direitos trabalhistas.

OCUPA BRASÍLIA
A assembleia aprovou a indicação das diversas centrais sindicais e entidades do país que estão empenhadas na construção de um grande ato público na capital federal, no dia 24 deste mês, intitulado de Ocupa Brasília. Caravanas sairão de todo o Brasil com o intuito de endossar o protesto convocado com o objetivo de avançar na mobilização nacional para barrar as contrarreformas da Previdência e Trabalhista e revogar a Lei das Terceirizações.

PIT e XIII Encontro dos Docentes
O Plano Individual de Trabalho (PIT) e o XIII Encontro dos Docentes das Ueba também foram pautados na assembleia de terça (16). Sobre o primeiro ponto, motivo de intensa discussão, a proposta apresentada pela diretoria, e que tornaria o PIT experimental para este semestre, não foi aprovada. Passou a proposta que flexibiliza o PIT no seguinte sentido: o processo de implantação do PIT deve continuar, ser validado e as adequações necessárias deverão ser feitas continuamente, a partir dos problemas constatados e apontados pela experiência de preenchimento dos formulários. A proposta aprovada foi baseada no argumento de que somente após serem conhecidos os dados coletados será possível observar consistências e/ou distorções. A partir de então, é que se pode avaliar qual a decisão a ser tomada.

Em se tratando do XIII Encontro, a ser realizado de 26 a 28 deste mês, em Ilhéus, quem se disponibilizar como representante da Adufs deve procurar a secretaria do sindicato até às 20h do dia 24 deste.

Ao final da assembleia foi aprovada uma moção de repúdio ao governo José Ronaldo pelo corte dos salários de boa parte dos professores da rede municipal, após a greve, e por colocar à disposição em outro órgão ou entidade do município uma docente que estava em exercício em sala de aula.  

Leia Também