Encontro promove debate sobre aposentadoria

16/05/2017

Parte da história do processo de construção da Uefs e da consolidação do Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), bem como algumas reflexões sobre a aposentadoria foram compartilhadas pelos debatedores Eloi Barreto e José Jerônimo de Morais, durante o I Encontro de Aposentados do sindicato. A atividade, que teve uma mesa redonda sobre o tema A criação do setor de aposentados da Adufs: Uma realidade possível?, fez parte da programação da Quinta-Encontros.

Em sua fala, Eloi Barreto, aposentado há quase 12 anos, fez uma análise pessoal sobre a aposentadoria e destacou a importância da presença dos professores na discussão e elaboração do plano de trabalho da Secretaria de Aposentados da Adufs. A proposta da diretoria de criação da Secretaria será apreciada em assembleia da categoria. José Jerônimo, por sua vez, disse que a universidade deve ser autônoma e independente de partidos e grupos políticos, e defendeu a articulação desta junto à sociedade, na perspectiva de ser porta-voz dos anseios e demandas da população. O docente, aposentado desde 2001, também lembrou que as conquistas da categoria foram obtidas após intensa luta, que deve ser endossada pelos professores que permanecem lecionando na instituição. O professor informou que a participação dos que atualmente estão aposentados na luta em defesa das Ueba foi fundamental para a consolidação do MD baiano.

“Muito bom ter ouvido professores que contribuíram com a história da nossa universidade. Diante de uma conjuntura de pouca esperança e perspectiva, foram falas inspiradoras e que nos ajudaram a refletir sobre a atual situação política que enfrentamos”, disse Amanda Leite Novaes, lotada no Departamento de Saúde (DSAU) desde 2009.

Segundo Geraldo Ferreira de Lima, diretor da Adufs e membro do Grupo de Trabalho Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Associação, que juntamente com a diretoria organizou o debate, o próximo passo será convocar os docentes aposentados para discutir e organizar o plano de ação para a Secretaria de Aposentados da Associação. 

Leia Também