Debate na Uefs comemora centenário da Revolução Russa

03/04/2017

O centenário da Revolução Russa, comemorado este ano, será lembrado com um ciclo de debates nas quatro universidades estaduais. Na Uefs haverá uma palestra na próxima quarta-feira (5), às 14h, no Auditório do Módulo IV, sobre o tema Vanguarda política e os conselhos operários na revolução, com o expositor Luciano Martorano, docente da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais. A atividade é promovida pelo Fórum das ADs e, nas seções sindicais, organizado pelo Grupo de Trabalho e Política de Formação Sindical (GTPFS).

No debate, Martorano tratará de dois aspectos centrais do processo revolucionário soviético: a atividade dos sovietes (soviete em russo significa conselho) como novos órgãos de representação política e de direção estatal e a relação destes com o partido bolchevique na luta pela construção de uma economia e de um Estado socialistas. Na primeira parte, o palestrante analisará o decorrer histórico de ambos os aspectos ao longo do ano de 1917 e, na segunda, destacará algumas questões principais sobre a organização conselhista.

Para Elson Moura, membro do GTPFS da Adufs, responsável pela organização do debate na Uefs, a Revolução Russa, que trouxe um importante legado para a vida política da humanidade, mudou o curso da história do século XX. “Em tempos nos quais o capital endurece as ações contra os trabalhadores, é importante que aproveitemos a experiência que revolucionou o mundo para verificar como ela pode contribuir para um debate político e teórico em busca de uma representação política que supere o capitalismo e auxilie na construção da luta das diversas categorias, constantemente atacadas por projetos dos governos federal, estadual e municipal”, acrescentou o professor.

Os 100 anos da Revolução Russa é o primeiro de um conjunto de temas a serem discutidos no âmbito do GTPFS da Adufs. O segundo é 13 anos de PT no poder, golpe e perspectivas para a classe trabalhadora e, o terceiro, abordará temas mais diretamente ligados aos trabalhadores, em especial o docente, como Saúde, Previdência e Escola sem Partido.

Revolução Russa

Segundo o professor Luciano Martorano, a Revolução Russa foi um dos principais acontecimentos do século XX. Envolve dois processos revolucionários distintos: o primeiro foi a Revolução de Fevereiro, que acabou com o domínio secular da nobreza czarista sobre a antiga Rússia, levando ao governo forças políticas liberais vinculadas principalmente à burguesia do país, mas também ligada aos grandes proprietários de terra. Já o segundo foi a Revolução de Outubro, dirigida principalmente pelo Partido bolchevique, de orientação marxista, e que defendia um programa socialista para tirar o país do atraso e garantir a transferência do poder aos sovietes.

“Outubro de 1917 assinalou a possibilidade de construção de uma sociedade verdadeiramente fraterna, solidária e igualitária. E esse legado tem uma dimensão extremamente atual quando analisamos, hoje, os problemas insolúveis da sociedade capitalista”, observa Martorano.

Programação dos Cem Anos da Revolução Russa nas Ueba
1) Vanguarda política e os conselhos operários na revolução
Expositor: Luciano Martorano (Unifal)
Debatedor: Lúcio Flávio R. de Almeida (PUC/SP)
Local: UESB
Data: 04/04/17

Local: Uefs
Data: 05/04/17

2) O papel da mulher e a transformação da família
Expositora: Maria Orlanda Pinassi (Unesp)
Debatedora: Sofia Manzano (UESB)

09/05 – UEFS
10/05 – UESB
11/05 – UESC

3) O processo da tomada do poder
Expositor: Osvaldo Coggiola (USP)
Debatedor: Milton Pinheiro (UNEB)

Local: UEFS
Data: 08/06/17

4) O poder soviético: derrota e perspectiva histórica
Expositor: Mauro Iasi (UFRJ)
Debatedor: Eurelino Coelho (UEFS)

21/06 - UNEB
20/06 - UEFS 

Leia Também