Assembleia avaliará paralisações para os dias 25 e 26 de outubro

17/10/2016

Em reunião, o Fórum das ADs encaminhou, para avaliação das assembleias, a paralisação das atividades acadêmicas e ato público nos dias 25 e 26 de outubro. As mobilizações fazem parte do conjunto de atividades organizadas rumo à construção da greve geral, prevista para ser deflagrada em 9 de novembro. Na Uefs, a assembleia ocorrerá na próxima quinta-feira (20), às 16h30, ao lado da Adufs.

A paralisação de 25 de outubro endossa a convocação das centrais sindicais e do Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) para o Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos. Diante dos graves e constantes ataques dos governos federal, estadual e municipal aos direitos arduamente conquistados pelos brasileiros, é urgente que estudantes e as diversas categorias de trabalhadores dos setores público e privado ocupem as ruas em uma mobilização unitária para a construção da greve geral.

Na pauta, a luta para barrar as reformas previdenciária e trabalhista; a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, aprovada no primeiro turno na Câmara dos Deputados, na última segunda (10); o Projeto de Lei da Câmara 54/2016 (ex-PLP 257/2016); os projetos relacionados ao Movimento Escola sem Partido; a terceirização e a reforma do Ensino Médio.

A diretoria da Adufs reafirma o compromisso com o movimento paredista se incorporando à proposta elaborada em conjunto com outras entidades de Feira de Santana. Uma nova plenária ocorrerá nesta terça (18), às 18h, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, para discutir os detalhes do ato público do dia 25. Uma convocatória à reunião anterior foi divulgada em alguns programas de rádios da cidade, reafirmando a importância da participação de todos contra os ataques que apontam para um retrocesso histórico nas conquistas obtidas pelos trabalhadores.

Ueba e Fórum das 12
Já em 26 de outubro será realizado o Dia de Luta em Defesa das Universidades Estaduais da Bahia e dos Direitos Trabalhistas. O objetivo é cobrar do governo Rui Costa, mais uma vez, uma solução para o atual sucateamento das instituições. O Fórum das ADs convocou as demais entidades que compõem a comunidade acadêmica para endossar a luta conjunta e uma reunião foi realizada na última quinta (13), em Ilhéus.

Como encaminhamento, será realizado um ato público na Secretaria da Educação (SEC) e na Assembleia Legislativa (AL-Ba). Também será protocolado um documento reivindicando uma reunião com a secretaria da Educação, no dia 26, para discussão da pauta das três categorias. Apesar de no início das negociações com o Fórum das ADs o chefe da pasta mostrar-se disponível ao avanço do diálogo, ainda não houve uma resposta concreta sobre a pauta da categoria.

Fórum das ADs
O Fórum das ADs reuniu-se na última segunda (10). Na ocasião, os docentes ainda decidiram reivindicar uma reunião com representantes da Secretaria da Administração (Saeb) com o objetivo de tratar sobre os processos de insalubridade.

Em encontro entre o Fórum e o subsecretário da SEC, Nildon Pitombo, dia 27 de setembro, ficou estabelecido que a SEC encaminharia ao MD um relatório com o quantitativo e a situação dos processos referentes ao restabelecimento da insalubridade que ainda se encontram na Junta Médica. A secretaria também deveria intervir junto ao órgão na análise desses documentos. O prazo para que apresentasse as informações venceu no dia 4 de outubro e, até então, a única resposta que veio do governo Rui Costa foi um e-mail totalmente evasivo, o que só reforça o total descaso com a situação das universidades.

Assembleia
Além da paralisação dos dias 25 e 26 e da deflegração da greve geral, também está na pauta da assembleia do dia 20 a eleição para a escolha da nova diretoria e conselho fiscal da Adufs, biênio 2016-2018. De acordo com o edital, o registro das chapas ocorrerá até o dia 27 de outubro deste ano. A apuração ocorrerá no dia 10 do próximo mês.

O processo eleitoral é coordenado pela Comissão Eleitoral, indicada em assembleia realizada no dia 20 de setembro deste ano.

Leia na matéria publicada no dia 13 de outubro.  

Leia Também