Dia de Luto contra a violência do governo Rui Costa

26/08/2016

Na próxima terça-feira (30), os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) organizarão o Dia Estadual de Luto contra a violência do governo Rui Costa. A data foi definida pelo Fórum das ADs, em solidariedade aos docentes e estudantes da Uesb e representantes de outras entidades e movimentos sociais de Vitória da Conquista agredidos por seguranças do governador Rui Costa durante um protesto pacífico realizado naquela cidade, no dia 22 de agosto. A diretoria da Adufs, que elaborou uma nota de repúdio, convoca a comunidade acadêmica para participar da panfletagem que fará no mesmo dia, às 7h, no pórtico da Uefs. A orientação é que todos usem roupas pretas. 

Em Vitória da Conquista, um ato público será realizado às 9h30, na Praça Guadalajara, seguido de uma marcha até o centro da cidade. O objetivo é denunciar a ação truculenta do Estado durante a manifestação, cobrar celeridade na investigação do ocorrido e o fim da criminalização dos movimentos sociais, historicamente punidos pelos governos através da coerção. Para a diretoria da Adufs, a postura do governador reafirma a face repressora e autoritária de um governo que tenta silenciar, pelo uso da força, aqueles que denunciam os desmandos cometidos contra o setor público e os trabalhadores.

No dia 22 de agosto, professores e estudantes da Uesb realizaram uma mobilização durante a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Vitória da Conquista. Durante a cerimônia, os manifestantes apresentaram suas pautas de reivindicações e denunciaram o corte de verbas nas universidades. No entanto, foram violentamente reprimidos com pancadas e jatos de spray de pimenta por seguranças particulares do governador, que não impediu as agressões.

Leia também a nota do Fórum das ADs.

Leia Também