Adufs presente no cortejo do 2 de Julho

28/06/2016

O desfile cívico do 2 de Julho, que marca os festejos da Independência da Bahia, em Salvador, é um importante espaço de manifestação para entidades e movimentos sociais. A diretoria da Adufs, juntamente com o Fórum das ADs, está organizando um grande protesto, com concentração no Largo da Soledade, na capital baiana, às 8h. Quem quiser participar pode procurar a secretaria da Associação até às 17h do dia 30. O transporte sairá no próximo sábado (2), às 6h, do módulo IV da Uefs.

Faixas, pirulitos e outras peças da campanha de mídia reforçam o protesto da comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), que irá às ruas contra a aprovação de projetos e leis que reduzem o investimento público nas áreas sociais e ampliam o conjunto de ataques aos trabalhadores. Nas universidades estaduais, a política do governo produz efeitos desastrosos no orçamento – a diminuição da verba de custeio, investimento e manutenção impõe às instituições uma grave crise financeira, que está comprometendo cada vez mais a continuidade das atividades acadêmicas, e impede docentes e técnico-administrativos de usufruírem de direitos garantidos por lei.

A participação dos professores, estudantes e servidores das Ueba tem se fortalecido a cada ano e transformado a mobilização na capital baiana em mais um espaço de luta em defesa das instituições. Este ano, o cortejo está sendo construído em conjunto com o espaço Unidade de Ação, que reúne organizações sindicais, populares, estudantis, políticas e partidárias contrárias ao projeto político governista. O eixo da coluna é: Contra os Ataques de Temer, Rui e Neto! e Greve Geral, já!

Sancionada LDO para 2017

A lei nº 13.563, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2017 (LDO), foi sancionada pelo governador Rui Costa e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 21 deste mês. O que indigna os docentes das Ueba é que diante da crise financeira nas instituições, a emenda que autoriza o Poder Executivo a aplicar um percentual de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as quatro universidades foi rejeitada pelo relator do projeto, o deputado José Raimundo (PT). A emenda foi uma reivindicação da categoria conquistada após constantes idas à Casa.

Para piorar o quadro de sucateamento do setor público, ao elaborar as diretrizes orçamentárias para 2017, o governo baiano projetou um cenário de continuidade da crise econômica e política no país. Conforme a mensagem encaminhada por Rui Costa e reproduzida no discurso do relator, a expectativa é que a busca para um bom funcionamento da economia continue alicerçada em fundamentos importantes, tais como equilíbrio fiscal, disciplina nos gastos e cumprimento de metas.

A mensagem deixa claro que em 2017, assim como nos anos anteriores, o governo estadual continuará contingenciando recursos para o setor público e impondo ao trabalhador o ônus pela obediência à política de ajuste fiscal do governo federal. Aguerrido e empenhado na luta em defesa das Ueba, o MD avaliará, em assembleia, algumas atividades de mobilização.

Assembleia

A Adufs realizará assembleia no dia 12 de julho, no auditório 3, Módulo IV, para discutir, dentre outros pontos, algumas ações com o objetivo de pressionar o governo Rui Costa a abrir a mesa de negociação para discussão da pauta protocolada há quase sete meses, bem como tratar do restabelecimento de alguns direitos trabalhistas, a exemplo do adicional de insalubridade. Também será discutida a paralisação das atividades acadêmicas com ato público em Salvador, dia 20 de julho, em defesa das Ueba. O edital será lançado em breve.

Leia Também