Comitê avança na construção do Encontro Estadual de Educação

04/03/2016

Representantes de 14 entidades e movimentos sociais participaram da reunião do Comitê Estadual em Defesa da Educação. A reunião teve dois momentos: no primeiro houve um debate sobre a realidade educacional da zona rural da região de Feira de Santana e o entorno e, no segundo, definiu-se os detalhes finais do Encontro Preparatório, na Bahia, ao II Encontro Nacional de Educação (ENE). A fase estadual ocorrerá entre os dias 8 e 10 de abril, na Uefs. O Comitê volta a se encontrar em 19 de março, na Aduneb.

Durante a reunião do Comitê, no último sábado (27), fez-se um debate sobre o tema “As dimensões da precarização na Educação Básica”, com as presenças dos professores Elson Cazumbá e Exelby Lopes. Entre as problemáticas levantadas pelos debatedores, estiveram as precárias condições de funcionamento das escolas da zona rural, a condição de vida dos estudantes e as consequências no aprendizado e na permanência e o descaso dos chefes do executivo municipal e estadual no tocante à garantia da educação pública e de qualidade.

Ainda na reunião, definiu-se que as inscrições para o Encontro Estadual começarão nesta sexta-feira (4) e seguem até 20 de março, através do email [email protected]. O tema central será “Pátria Educadora, para quem? PNE e o projeto de educação da classe trabalhadora”.

A mesa de abertura do evento contará com Cláudia March, Secretaria Geral do Andes- SN. No início da manhã e da tarde do segundo dia haverá painéis para iniciar o debate sobre os eixos temáticos do Encontro e, em seguida, os participantes se dividirão em Grupos de trabalho (GT) para aprofundamento da discussão. Os encaminhamentos dos GTs serão apreciados e votados na plenária final, dia 10 de abril.

O Encontro, que deve reunir 250 participantes, tem como objetivo apontar os rumos para um plano de lutas, no Bahia, para o ensino superior, a educação básica e a educação profissional. Ele é preparatório ao II ENE, a ser realizado entre 16 e 19 de junho de 2016, em Brasília (DF).

Comitês
Em 2014, representantes de diversas entidades de Feira de Santana, incluindo a diretoria da Adufs, compuseram o Comitê Local em Defesa da Educação, para encaminhar as demandas atinentes o II Encontro Nacional. Após diversas reuniões, as discussões ganharam a contribuição de entidades de outras cidades baianas e, assim, instituiu-se o Comitê Estadual.

No momento, o Comitê Estadual se empenha na organização do Encontro Estadual em Defesa da Educação. A expectativa é construir propostas para o setor a partir da participação de diversos segmentos, e unificar a luta em torno de um projeto que contraponha o Plano Nacional da Educação (PNE) construído pelo governo.

O ENE é realizado pelo Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, criado pelo Andes-SN, seções sindicais e diversos movimentos sociais. Este ano, o tema será Por um projeto classista e democrático de educação. As discussões, que têm com referência o Caderno nº 26 do ANDES-SN e outros documentos elaborados pelo Comitê Nacional, e se baseiam nos seguintes eixos: gestão; financiamento; formação e trabalho docente; avaliação; acesso e permanência; gênero, sexualidade e questões étnico-raciais. O ENE é precedido de etapas preparatórias nos estados e municípios brasileiros. 

Leia Também