Fórum das ADs participa de paralisação do funcionalismo público

17/04/2024

Representantes de diversos setores do funcionalismo público estarão reunidos nesta quinta-feira, 18 de abril, no dia de paralisação no serviço público. O Fórum das ADs participará da atividade somando-se à Frente Unificada de Servidoras(es) Públicas(os) Baianas (os): Contra as perdas salariais de mais de 50% e pela melhoria no Planserv para defender os direitos de servidoras e servidores públicos. A concentração do Ato Público será às 09 horas, em frente à Governadoria do Estado, em Salvador. De lá, as(os) manifestantes devem seguir até a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Unir forças na luta é uma importante estratégia adotada pelo conjunto das quatro Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Adufs, Adusb, Adusc e Aduneb) para aumentar a pressão sobre o governo do Estado que, até o momento, não apresentou nenhuma proposta para minimizar os prejuízos que estão sendo acumulados nos últimos nove anos, com mais de 50% de perdas salariais para diversas categorias. Além disso, servidoras e servidores não conseguem contar com uma assistência de saúde adequada diante da precariedade dos serviços que são ofertados pelo Planserv.

Acompanhamos o aumento do adoecimento físico e mental do funcionalismo público, a redução do poder de compra, o sucateamento das instituições, enquanto o governo do Estado vira as costas para a classe trabalhadora. A paralisação desta quinta-feira (18) é o primeiro grande momento de mobilização que deve ser seguido por outros neste ano de 2024 que promete ser de intensificação das lutas para as(os) servidoras(es) públicas(os) estaduais.

Leia Também