Notícias

Sobre a ADUFS

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (ADUFS) foi fundada em 14 de maio de 1981, quando ainda se lutava pela redemocratização do país. Em meio à pressão do regime militar, o movimento docente combativo e classista sempre procurou articular a realidade social à vida acadêmica. Na prática, a luta dos docentes era concomitante à dos demais trabalhadores que reivindicavam emprego, transporte, moradia, terra e saúde.

Nesse contexto, o surgimento da ADUFS foi paralelo à transformação da Fundação Universidade de Feira de Santana (FUFS) em Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mesmo comemorando a criação da UEFS, diante das principais dificuldades, os docentes iniciaram diversas lutas em defesa da qualidade, da democracia e da autonomia universitária.

Em 1989, a ADUFS tornou-se Seção Sindical do ANDES-SN quando ele obteve sua Carta Sindical como um sindicato de base nacional.

Ao longo dos anos, várias conquistas puderam ser comemoradas pela ADUFS, muitas delas em conjunto com as demais associações docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), da Universidade Estadual de Santa Cruz (ADUSC) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ADUSB).

Também faz parte desse processo, mais recentemente, a Coordenação Nacional de Lutas (CSP-CONLUTAS) a qual à ADUFS é filiada.

Saiba mais

Novidades pelo whatsapp

Salve nosso número nos seus contatos e Envie um "OI" para se cadastrar e receber as novidades.

(75) 99838-0672

Cadastre-se em nossa lista e receba nosso conteúdo:

Professor ativo sindicalizado?

 

Professor aposentado sindicalizado?

 

Filie-se

A força do Sindicato está em seus/suas filiados(as) e na sua capacidade de defender os interesses da categoria.

A Adufs, desde a sua criação, em 1981, tem pautado a sua luta em uma prática democrática, coerente e firme na defesa de um projeto de universidade pública.

Participar do sindicato é ser sujeito de sua história.

Para filiar-se é preciso preencher um formulário e autorizar o desconto mensal de 1% sobre os vencimentos, assinar e entregar na Sala da Adufs, localizada no Módulo IV.

Imprimir formulário *O professor também pode ligar para o ramal 8072 para solicitar informações.