ANO XI - Edição 517 - 15/07/2019
Fórum exigiu respostas à pauta - Foto: Ascom Aduneb

Fórum das ADs e governo discutem inconsistências no contracheque dos docentes

A segunda reunião da mesa permanente de negociação entre o Fórum das ADs e o governo Rui Costa deveria ser para programar a metodologia dos trabalhos. No entanto, diante das inconsistências no pagamento dos salários dos professores, este assunto foi o tema central dos debates. O encontro aconteceu no dia 10 de julho.

Conforme os gestores públicos presentes à reunião, o déficit no salário de junho ocorreu porque, em abril, o governo debitou dos proventos uma parcela inferior aos 14% referentes à contribuição previdenciária (Funprev/Baprev). Tal diferença foi descontada no pagamento realizado em 1º de julho.

A Secretaria da Administração (Saeb) insiste em justificar que os erros nos débitos efetuados nos contracheques ocorrem por problemas técnicos no sistema RHBahia. Cobrado pelo Fórum das ADs, os representantes das secretarias presentes à reunião informaram que a proposta do governo é devolver os dias descontados da greve nos meses de maio e abril em julho e agosto, respectivamente.

Leia mais. (LINK)

Compartilhe esta notícia!

MOVIMENTO DOCENTE

Diretoria da Adufs reúne-se com o reitor da Uefs

Foto: Ascom Adufs
Foram tratados diversos assuntos

A diretoria da Adufs reuniu-se com o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento. Foram tratados diversos assuntos, entre eles as inconsistências no pagamento dos salários dos professores e a liminar que suspende a mudança no Estatuto do Magistério Superior, aumentando a carga horária de oito para 12 horas semanais, para os professores das universidades estaduais em regime de Dedicação Exclusiva (DE) que realizam atividades de pesquisa e extensão. O encontro aconteceu na quinta-feira (11), no gabinete do gestor.

Durante a reunião, a diretoria da seção sindical reivindicou que a administração da Uefs cumpra a liminar que suspende a mudança no Estatuto do Magistério Superior e cobrou respostas quanto à pauta. Evandro do Nascimento disse que considera pertinente o cumprimento da decisão judicial e que orientará os departamentos da Uefs no sentido de obedecerem ao artigo 22 do Estatuto.

Leia mais.

Compartilhe esta notícia!


ANDES-SN

Docentes aprovam plano de lutas

Foto: Andes
Participaram 64 seções sindicais

O plano de lutas do ANDES-SN foi atualizado pelos docentes participantes do 64º Conad, realizado de 11 a 14 de julho, em Brasília. Entre os encaminhamentos estão o fortalecimento da luta contra a reforma da previdência do governo Bolsonaro e a Greve Nacional da Educação. A Adufs foi representada por Reinalda Souza, eleita em assembleia como titular, além de Tainã Mamede e Gracinete Souza, suplentes. Esta foi a primeira vez que Mamede e Reinalda Souza estiveram no Conad. Participaram 238 representantes de 64 seções sindicais.

A Greve Nacional da Educação será construída em ampla unidade com as demais entidades da educação. A paralisação está marcada para acontecer no dia 13 de agosto e foi convocada inicialmente pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), juntamente com outras entidades representativas da classe. Está incorporada ao calendário da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).

Também ficou decidido fortalecer a Frente Nacional da Escola sem Mordaça, impulsionando a sua construção nos estados e municípios; reafirmar a CSP-Conlutas e levar as deliberações do Conad ao 4 º Congresso da CSP-Conlutas, em 2019. Outra deliberação foi a convocação, em conjunto com a Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep), do IV ENE, em 2021.

O 64º Conad ocorreu na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB). O tema foi "Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas". 

Compartilhe esta notícia!


CSP-Conlutas

Deputados vendem a aposentadoria em votação de 1° turno na Câmara

O texto-base da Reforma Previdência foi aprovado por 379 votos contra 131 na noite de quarta-feira (10). A Reforma não vai resolver nenhum problema econômico do país. O que resolve é cobrar a dívida de mais de 500 bilhões das empresas sonegadoras do INSS; é não pagar aos banqueiros a tal dívida pública que nunca acaba. Aí está o dinheiro da aposentadoria dos trabalhadores.

Todo o esforço do governo e seus parlamentares aliados é votar os destaques rapidamente para entrar na votação de segundo turno antes do recesso da Câmara, em 18 de julho. Por isso, é preciso jogar todas as fichas na defesa da aposentadoria dos trabalhadores. É necessário que seja convocada uma Greve Geral urgentemente no país.

O mais provável é que derrubem o prazo de cinco sessões para a votação em segundo turno. Depois, se aprovado, o texto vai para análise do Senado.

Fonte: CSP-CONLUTAS, ecom edição.

Compartilhe esta notícia!

Junte-se e lute!

FILIE-SE À ADUFS

"Entendo que vivemos numa sociedade com lutas de classes. Desde que os seres humanos passaram a explorar a força de trabalho uns dos outros, existe a desigualdade social. Quando percebemos a nossa posição enquanto trabalhadores que estão do lado a ser explorado, torna-se essencial a busca por acúmulo de forças e intensificação da luta cotidiana em busca de melhorias. Por isso, ser sindicalizado é fundamental"..


lnah de Oliveira Fernandes - Departamento de Educação (Dedu)

A força do sindicato está em seus/suas filiados (as) e na capacidade de defender os interesses da categoria. Desde a sua criação, em 1981, a Adufs tem pautado a luta em uma prática democrática, coerente e firme na defesa de um projeto de universidade pública.

Participar do sindicato é exercer cidadania, é ser sujeito da sua história. Para filiar-se é preciso preencher um formulário (aqui), autorizar o desconto mensal de 1% sobre os vencimentos, assinar e entregar na Sala da Associação, que fica no Módulo IV (MT 45) da Uefs.

Avenida Transnordestina, MT 45, Novo Horizonte
Campus Universitário - UEFS - CEP 44036-900 - Feira de Santana - BA
Tel: (75) 3161 - 8072 | (75) 3224 - 3368
Email: ascomadufsba@gmail.com
www.adufsba.org.br

Facebook Twitter YouTube

Política de Privacidade | Unsubscribe
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia